terça-feira, 4 de agosto de 2009

Back to the Future - A trilogia

"Conheça Marty McFly. Ele quebrou a barreira do tempo, estragou o primeiro encontro de seus pais e, talvez, acabou com todas as suas chances de nascer."


A nossa geraçao foi criada a leite de pera, ovo maltino e Hover Board (o skate voador do Martin Mcfly).A geraçao de crianças que nasceram em meados dos anos 80 até o inicio dos anos 90 vai tem com certeza um carinho enorme pela trilogia De Volta para o Futuro.
Produzido por Steven Spielberg e dirigido por Robert Zemeckis,Back to the Future levou mais de 4 milhoes de pessoas ao cinema sendo um grande sucesso de critica e de publico.

Back to the future

Filme de ficção cientifica, teve todas as suas duas sequencias gravadas simultaneamente Back to the future II(1989), Back to the future III(1990).
Poderia ser um filme totalmente cansativo e com um enredo ''normal'' para os padroes da epoca. Mas o filme é tão interessante , que desde a primeira cena já te deixa ''ligado'' no filme desde o começo.
Essa é uma homenagem a essa saga, feito por uma fã para os fãs da Trilogia.




Back to the future I (1985)


A historia se passa em 1985 e o protagonista Marty tem 17 anos.Em uma manha de 26 de outubtro de 85 em Hill Valey , Marty se encontra com seu amigo Doc para conhecer sua nova invençao , uma maquina do tempo.A maquina é feita com um DeLorean.Quando Marty esta vendo curioso sobre o invento, os dois amigos sao interrrompidos por um grupo de terroristas libios.Eles vieram se vingar pois forneceram a Doc plutonio para construir uma arma nuclear, mas Doc a usou para contruir o Delorean, pois o plutonio contem 1,21 gigawatts de eletricidade para o funcionamento da invençao.Doc é assasinado pelos Libios , e Marty assustado foge com o Delorean.Com a confusao Marty é enviado para o dia 5 de novembro de 1955, por acidente.Quando chega ao destino,Marty se depara no dia em que seus pais se conheceram, o que pode resultar em um paradoxo temporal.Com sua mae apaixonada acidentalmente por ele, Marty tem com urgencia em fazer o seu pai, um rapaz timido conquistar sua mae, ou eles não irao se casar e Marty não irá nascer.Para isso recorre ao Doc de 1955.Agora Marty tem um problema familiar em suas mãos.O que ele deve fazer para consertar tudo e voltar ao tempo presente?Nada melhor que descobrir por si proprio assistindo de volta para o futuro.


Fail: Em 1955, Marty toca uma Gibson ES-355, um modelo que não existia antes de 1959.


De Volta para o futuro 2(1989)



Continuação do primeiro filme, Doc chega na casa de Marty, no mesmo dia 26 de outubro de 1985 pois a viagem no tempo não interferiu no tempo presente. Com a familia de Marty totalmente ajustada e confiante, Marty está contemplando sua caminhonete Toyota com Jennifer(sua namorada), quando Doc aparece de surpresa avisando que no futuro , a familia de Marty corre perigo.Eles acabam levando Jennifer junto , mas Biff Tannen ( o pior inimigo dos Mcfly),mas agora posto em seu lugar(empregado de George Mcfly) vê o Delorean e pensa consigo mesmo(-''Um Delorean voador?'').Eles chegam ao ano de 2015, com carros voadores, roupas coloridas e Marty esta louco para dar uma olhada ,mas Doc avisa que ele tem que se passar pelo seu proprio filho para evitar que ele seja preso e assim evitar uma reaçao que destruirá a sua familia.Aproveitando que Doc foi para outro lugar , Marty compra um almanaque de esportes, (tudo para tirar uma graninha).Logo após Marty entra no Cafe'80s , se esconde do seu filho e percebe que ele é um banana. Griff o neto de Biff junto com a sua gangue trash, o chama para fazer um esquema mais tarde e ele até recusa ,mas Griff acaba apelando para a porrada. Com o filho desmaiado, Marty (vestido igual ao filho), surge e enfrenta Griff.Mas quando é chamado de Chikken(covarde) perde a cabeça(como sempre) e sai correndo. Com a confusão Marty acaba pondo acidentalemtne griff e sua gangue atrás das grades e muito satisfeito pois salvou seu filho e sua familia. Mas o velho Biff , revê o Delorean voador e diz"Nao vejo um desses a 30 anos".Doc e Marty discutem por conta do almanaque e Marty acaba jogando ele no lixo,sem perceber que o velho Biff está a espreita.Aproveitando da situaçao em que Jennifer (jovem) é levada para casa por acidente, Doc e Marty agora tem que ir busca-la, já que ela pode se encontrar com ela mesma 30 anos mais velha e causar um paradoxo, como diz Doc.Biff pega o almanaque no lixo , segue Doc e Marty, e escondido pega o Deloran e volta ao passado . Dá de presente a si mesmo um livro de esportes que contem todos os resultados de partidas até os anos 2000. Marty pega Jennifer e volta com Doc a 85. Mas é um ano totalmente diferente pois Biff agora no presente é milionario e dono de um imperio de cassinos em Hill Valey.Marty não tem mais a sua familia perfeita e terá que consertar tudo no passado daquela realidade alternativa.






De volta para o futuro 3.(1990)


Continuação do segundo filme,Doc é enviado acidentalmente ao ano de1885. A historia agora se passa no velho oeste. Marty tem a missao de buscar Doc pois ele agora corre perigo.Hill Valey de 1885 é habitada por um pequena vila, cercada de indios e ursos perigosos.Mas o perigo não é maior porque lá vive o bisavô de Biff, Buford "Mad Dog" Tannen.Marty terá agora que se livrar de Buford, consertar o Delorean e ainda ter tempo para ficar de vela com o romance entre Doc e sua amada professora''Clara''. O terceiro filme é uma despedida de uma trilogia cheia de paradoxos temporais e de uma historia que dificilmente terá igual. De volta para o futuro III nos deixa com lagrimas nos olhos e muita saudade.



Curiosidades


Como Doc e Marty se conheceram?Isso nunca foi explicado.No script do primeiro filme , diz que alguns anos atras Doc foi na garagem de Marty e ofereceu a ele 50 doláres por semana ,mais cervejas gratis e seus discos emprestados, para ele limpar sua garagem.
Robert Zemeckis e Bob Gale disseram que pensaram em expandir o relacionamento dos personagens,mas não fizeram para evitar o envolvimento de crianças e jovens com vizinhos excentricos.




A maquina do tempo iria ser a principio uma geladeira.Mas os escritores excluiram a ideia para evitar que crianças ficassem presas dentro de geladeiras.

Erros de continuidade:

- A assinatura de Marty na carta que ele escreve muda quando a vemos em 1985.

- Dr. Brown de 1955 usa sapatos que não foram inventados antes de 1980. - Em 1955, Marty toca uma Gibson ES-355, u m modelo que não existia ant es de 1959.
- O "circuito do tempo" é ligado duas vezes quando Marty está fugindo dos Líbios. - Na cena do Darth Vader, o secador de cabelos na cintura de Marty desaparece e reaparece.

- A foto na mesa abaixo de Biff e o doce nas mãos de Biff , quando ele está falando com George sobre o carro em 1985. - Quando Marty volta a 1985, o mostrador amarelo(aquele que diz de onde você acabou de partir) devia mostrar 12 de novembro de 1955, ma s mostra outubro, que é o mês de 1985.



+ Curiosidades

O filme iria se chamar Paradoxo,baseado em um rote iro de certa de 3 horas e 50 minutos.

A rua principal é a mesma usada em Gremlins.

-Eric Stoltz foi o 1o. Marty McFly,chegou até a gravar umas cenas mas nao convenceu no papel de um adolescente.




-Os hoverboards não existem de verdade, eles são conectados a fios .


-Elisabeth Shue substituiu Claudia Wells nas cenas finais de De volta para o futuro no papel de Jennifer.




-Crispin Glover fez o papel de George no primeiro filme, no segundo foi substituido por Jeffrey Weissman, onde foi maquiado para parecer com o primeiro George.

Crispin Glover como George McFly

Jeffrey Weissman no segundo filme



A serie teve seu desenho animado, exibido pela globo em meados dos anos 90.É o desenho que me dá mais nostalgia. Eu lembro pois eu gravei em uma fita cassete.Artigo de luxo hoje em dia.


A serie animada não tinha mais só a cidade de Hill Valley e em seus arredores, mas sim em outros lugares muito exóticos.

A personagem do desenho ''Clara'' foi dublada pela propria atriz Mary Steeburgen e Biff por Thomas F. Wilson, os unicos do filme que participaram do desenho emprestando a voz.

De volta para o futuro 4

Muitos boatos foram feitos sobre o quarto filme da série. Logico que seriam atores diferentes mas fica a duvida:Será que precisa de mais um filme? A trilogia é perfeita do jeito que é.



Logigo que o filme tem muito mais curiosidades então deixo aqui alguns sites sobre o filme.

Muito mais curiosidades sobre o filme: http://www.geocities.com/Area51/Stargate/8653/curiosidades.htm

As 11 previsoes que De volta para o futuro acertou :


http://www.desventura.org/2009/05/11-previsoes-que-de-volta-para-o-futuro_02.html


+

Drew Struzan desenhou os primeiros posters para o filme.


"Marty McFly está vivendo a melhor época de sua vida -- a única questão é: em que época ?"


"O adolescente Marty McFly chegou mais cedo em casa esta noite. Trinta anos mais cedo."




"Marty McFly acabou de quebrar a barreira do tempo. Ele tem apenas uma semana para consertá-la."

2 comentários:

  1. essa trilogia tem cheiro de infancia, começando pela 3 parte que vi no cinema, ser velho as vezes tem seus privilegios....mas meu primeiro contato foi na sessão da tarde da Globo, assisti o 1º da serie com meu primo, uma tarde memoravel!
    não se fazem filmes como antigamente, não se tem infancias como outrora, crescer nem sempre é evoluir, o doce da vida cabe num flash de memoria!
    agora é tarde pra voltar, do futuro só resta continuar :B

    otima pesquisa, parabéns ;)

    ResponderExcluir
  2. A melhor trilogia já produzida. Poucos recursos tecnológicos da época mas com muita genialidade. Saudades de uma infância perfeita e inigualável.

    ResponderExcluir